sexta-feira, 26 de abril de 2013

Segredo


segredo |ê|
(latim secretum, -i)
s. m.
1. Coisa que não deve ser sabida por outrem.
2. Coisa que se diz a outrem mas que não deve ser sabida de terceiro.
3. Reserva, discrição.
4. Arte, ciência.
5. Meio pouco conhecido de fazer uma coisa.
6. Receita secreta.
7. Lugar de uma prisão onde se conservam os presos que devem estar incomunicáveis.
8. Estado do prisioneiro incomunicável.
9. Esconderijo.
10. Mola oculta.
11. Meio de acção sabido apenas por alguns.
12. Conjunto de causas desconhecidas.
13. O íntimo, o âmago.
adj.
14. [Antigo]  Secreto.


        Creio eu que, depois de tal definição, eu não precise falar mais nada aqui. Mas como não acho que todos interpretamos igualmente o que lemos, pretendo expor nesse post o que consegui pensar e interpretar a partir das informações que pesquisei sobre segredos.
        Tendo um Início, como qualquer outra coisa, o segredo tem o seu em algum ato/pensamento que causaria espanto na sociedade em que o indivíduo está inserido. Alguma coisa que, de acordo com sua cultura, não está certo ou causa humilhação.
 Ou mesmo algo que simplesmente não deva ser revelado por motivos de: não interessa a ninguém mais que não você mesmo.
        E, ora ora, não é que acabei por esbarrar na primeira definição de segredo? Não é a toa que ela é a primeira definição; ela é a mais importante e, portanto, a que deveria ser seguida à risca por todos nós. Infelizmente, sabemos muito bem que não é exatamente assim que acontece, não é mesmo? Sempre temos a impressão de que precisamos 'desabafar' e acabamos contando um segredo para alguém. E é aí que começa o erro.
       Não podemos exigir que alguém guarde um segredo nosso se nós mesmo não conseguimos guardá-lo. Se quiser guardar um segredo, COMECE POR VOCÊ MESMO. Eu sei como é difícil fazer isso, pode acreditar, eu sei.
       E é por isso que quero dar atenção especial a uma das definições acima, a de número 13:
13. O íntimo, o âmago.
Coisas íntimas jamais devem ser reveladas, independente para quem. Você pode ter família, amigos, melhores amigos e até irmãos, mas, um dia, eles poderão ser obrigados a revelar um segredo seu, então é melhor que eles não saibam. Pode parecer egoísmo ou até mesmo falta de confiança, mas existem coisas que você deve proteger.
       Para finalizar, quero deixar duas interpretações diferentes para o mesmo item, o de número 4:  
   4. Arte, ciência.
 A primeira é o real, o pensamento de que a arte de algo está no segredo com que é feito, na ciência de saber o segredo de como realizar algo. E a segunda e mais ~viajada~ é a de que é realmente uma arte saber guardar um segredo. Você precisa de várias táticas e tentativas até que consiga realmente guardar um segredo.


"Não há segredos que o tempo não revele."
Jean Racine


Secret
Sergei Reznichenko - Oil on canvas


  

2 comentários:

  1. uma das coisas mais sábias que vc já disse...guardar segredo é uma merda, confesso que sou péssima nisso e pra não prejudicar a pessoa dona do segredo eu simplesmente conto pra quem não conhece a pessoa huahuahuahua sabe como é, querer saber o que as pessoas em geral pensam sobre determinado segredo? pois é, nunca é minha intenção simplesmente espalhar o segredo e sim ver as reações, ver se minha forma de pensar à respeito é normal/comum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente, eu não esperava que você fosse continuar lendo meu blog, unnie. rs obrigada, isso é importante pra mim. quanto aos segredos, é realmente difícil guardá-los e, por isso, na maioria das vezes prefiro nem ficar sabendo dos mesmos. ah, e pare de achar que você não é uma pessoa normal.

      Excluir